Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

A Atitude ante o Alimento

A ATITUDE ANTE O ALIMENTO

Os vegetais contêm a luz solar condensada em cor, sabor e aroma.
As cores dos alimentos - como os tons amarelos e alaranjados que nos trazem a
vibração do sol, os verdes carregados de vitalidade, os vermelhos cheios de movimento, os roxos profundos -, uma vez combinadas, descortina-nos um mundo de beleza e de harmonia em nossa vida, a Consciência eleva-se. Pela correta combinação das cores, o organismo é estimulado a aceitar o alimento antes mesmo do contato direto com ele.
As cores são portanto, sumamente importantes na nutrição.
Agem sobre órgãos, glândulas e sistema nervoso, sua irradiação vitaliza, limpa e cura. Quando nos descondicionamos da culinária tradicional, carregada de temperos e misturas que superestimulam a parte sensorial de nossos corpos, redescobrimos, além das cores, os sabores e aromas que os vegetais trazem consigo. Passamos então a reuní-los de maneira que cada um possa manifestar sua vibração, tal como fazem as distintas notas de uma sinfonia.

Por isso, o cuidado externo, que vai desde a escolha dos grãos, das raízes, das folhas e dos frutos até a reverência despojada e simples de prepará-los e ingerí-los, favorece a emersão de energias profundas do próprio Ser. São justamente essas energias que magnetiza o conjunto das substâncias que os compõem, tornando-os mais nutritivos e penetrantes, pois despertam e fazem vir à tona o potencial oculto nas suas partículas materiais.
Os vegetais são muito receptivos a esse tipo de "comunicação", a essa linguagem de amor a ser descoberta e praticada por todos nós.
As receitas apresentadas são sugestões.
Assim você começará a descobrir novas combinações, conforme material disponível a cada momento, e a criar receitas adequadas à realidade que o circunda. Faça da arte de cozinhar um ato de harmonização. Se você cozinha sem pensar no que está fazendo, estará simplesmente executando uma rotina.

Rotina, como sabemos, é a repetição pura e simples de atos iguais ou quase iguais.
Tente mudar de atitude. Crie todo dia, ou toda vez que repetir um prato, algo que melhore o que você fez. Isso não vale só para a cozinha, vale para todos os atos em todos os dias de sua vida.
Substitua a palavra rotina por ritmo. Aparentemente, só aparentemente, você poderá estar repetindo um ato que necessita ser feito em determinada hora ou condição. Se cada vez você estiver tentando fazer o melhor possível, buscando soluções novas, assumindo atitudes mais conscientes, na certa estará quebrando as correntes da rotina, estará usando aquele ato diário, aparentemente repetitivo, para aprofundar-se. Aí passará a enxergar o ritmo.
Essa conscientização poderá ser aplicada a tudo que você fizer ou pensar.
Concentre-se no que está fazendo e, para isso, não acha que cozinhar é um bom começo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Banner